top of page
Buscar

Reflexão: Paul B. Preciado

  • psipiettramaschio
  • 5 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Desde que ouvi a fala de Paul B. Preciado na Jornada nº 49 da Escola da Causa Freudiana que tinha como tema Mulher em Psicanálise alguns dos meus questionamentos a teoria, as construções psicanalíticas encontraram uma “resposta”. Acho a intervenção dele nessa jornada fantástica por inúmeras razões, traz um senso de realidade que muitos psicanalistas esquecem ou apenas optam por ignorar.


É importante na nossa clínica que tenhamos uma postura crítica frente a realidade, frente ao sofrimento, frente ao sistema. Isso vale não só para a psicanálise, mas para todas as áreas e abordagens na psicologia. Ao ler determinado teórico, ao estudar um conceito, ao se especializar em alguma área, enfim... pensar de forma crítica. A quem se destina sua clínica? Quem é bem-vindo?


Muito se fala que ser psicólogo é estar em constante formação, geralmente, essa fala carrega o sentido de que temos sempre que estudar, aprender novas coisas, mas acho importante essa fala também carregar o sentido de sempre repensar a própria prática e criticar aquilo que se estuda e aquilo que já foi estudado. Repensar conceitos, repensar a formação, repensar o quanto a nossa prática pode ser violenta com outras pessoas, o quanto da nossa prática legitima discursos individualistas, a favor da precarização do sofrimento, a favor da lógica neoliberal, a favor do preconceito.


É lógico que nós precisamos estudar os teóricos e suas construções, mas é tão importante quanto estudar a sociedade, as mazelas, as contradições, as transformações e transformar a clínica junto. A psicologia deve e precisa ser movimento, ser transformação, creio que só assim nós podemos fazer jus ao artigo de responsabilidade social que está no código de ética. 


Uma pequena reflexão sobre essa fala, convido todes a ouvir o Paul B. Preciado nessa jornada. Eu encontrei no Canal do Youtube CLINICAND – PSICANÁLISE E ESQUIZOANÁLISE. A tradução foi feita pela Camila Kushnir e foi legendado pelo Anderson Santos. Recomendo esse canal.


Psicóloga Piettra Maschio da Silva

CRP 06/189254

 
 
 

Comentários


© 2025 Psicóloga Piettra Maschio da Silva criado com Wix.com

bottom of page